Peter Pan



04 de maio de 2011 - 
 
Hoje, nós do 3º C, fizemos a Escola Aberta às mães! Foi um sucesso, nos inspiramos em Monteiro Lobato e
caprichamos na música e no cartão para nossas queridas mães. Elas se emocionaram e nós ficamos muito contentes com a presença delas em nosso meio!




Nossa homenagem às mães foi regada de desejos com o pozinho do pirlimpimpim e de uma bela canção. Alunos do  3.º D.





Com o término da leitura do livro do Peter Pan, nós os alunos do 3.º ano D, registramos por meio de desenho, qual a parte que mais gostamos desta incrível aventura.
 

 
11/4/11Leitura com a família do 3ºF



 
  Na tarde do dia 11/04, 3ºG, os alunos contaram trechos do livro do Peter Pan trabalhando a oralidade, contaram em equipe, cada uma das partes de tinham lido.


Na tarde do dia 08/04 vivenciamos os piratas saídos diretamente da história do Peter Pan, foi uma atividade compartilhada com os alunos, dirigida e orientada pelo grupo de trabalho do CRA. - 3ºG

 
 

Iniciar a manhã do dia 06/04 com dois piratas entrando na  sala de aula do 3º B, realmente foi diferente e motivador.
Cada criança imaginava o que iria acontecer...
Foram ao audiovisual  e lá ouviram atentamente cada instrução dada pelos piratas.

A imaginação começou a desabrochar no rosto de cada criança, que estava ansiosa para começar seus ensaios.
Reuniram-se em equipes, e as ideias foram surgindo e as fisionomias se transformando de acordo com cada personagem.

 
As apresentações foram marcadas por criatividade e espontaneidade. As espadas faziam parte de seus figurinos e viveram as personagens com convicção.
Foi um belo trabalho!

 

05 de abril de 2011 - O grupo do 3.º ano D foi ao bosque, participar da oficina de teatralidade,  os alunos foram divididos em pequenos grupos auxiliados pelos piratas, cada grupo encenou uma cena seguindo uma palavra chave.

 
A tarefa de casa foi recontar aos pais o que foi lido.
Amanhã  descobrirei se realmente prestaram atenção na história e  em seus detalhes.

22 de março de 2011 - Nesta semana a turma do 3º F fez o momento da leitura em grupos e para ajudar na interpretação fizeram o reconto: Clara Drimel, Valenthine, Artur, Lazlo, Bruna, Mariana, Giovanna. Descobrimos que há muita magia nesta história com as fadas. E também que Peter Pan que foi para Terra do Nunca desde muito pequeno, deixou de aprender muitas coisas e não sabia nem o que era um beijo. Mas como toda criança ele adora ouvir as histórias que a Senhora Darling conta.
 
 
Dias 21 de março e 04 de abril, em parceria com as profissionais que atuam na biblioteca, o grupo do 3º ano A conheceu um pouco mais sobre a história de Monteiro Lobato e também participou de uma oficina de teatralidade. Confira!

 
OFICINA DE TEATRALIDADE
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." Ziraldo

 



21/03/11- A turma do ano G faz a releitura da capa do livro do Peter e nas ilustrações elaboradas se incluem como personagens da história. Segue algumas delas...que show!!!




19 de março de 2001 - 3ºE
Como estamos  super curiosos para saber um pouco mais sobre o Monteiro Lobato e sobre alguns personagens criados por ele, fomos até a informática e trabalhamos com o site “     que fala em detalhes sobre cada personagem da história do sitio do pica pau amarelo.
 
18/03/11 – A nossa turma do 3ºG se reuniu em torno da nossa professora para ler e contar o início do livro do Peter Pan.  A professora parecia a Dona Benta.

 
Iniciamos a leitura do nosso livro em um lugar tranquilo e acolhedor.
Neste dia, analisamos a linda capa do livro, discutimos as possíveis aventuras que poderíamos encontrar  e só depois mergulhamos na fantástica aventura do “Menino que não queria crescer”.
Na semana seguinte, fomos até a biblioteca e lá a Angela, Ana e Mayra preparam uma surpresa incrível! Conhecemos um pouco mais sobre a vida de Monteiro Lobato e assistimos alguns trechos do episódio do sítio do pica pau amarelo, as crianças ficaram encantadas com a apresentação.  Em assembleia, resolveram criar na nossa sala de aula o “ Ambiente do Lobato”, onde elas trazem curiosidades sobre o autor, lemos para toda a turma e deixamos a curiosidade exposta .
E para aquecer mais um pouco os corações com o livro Peter Pan, as crianças tiveram um momento de leitura na sala, e em seguida apresentaram para os colegas o que haviam entendido da leitura feita.


 
 





























16/03/2011

     Em uma manhã muito agradável, no dia 16 de março de 2011, a turma do 3º ano B, foi ao bosque com a professora Jeanine. Sentaram-se no chão e ouviram atentamente a história do Peter Pan. Foi uma contação interessante, pois esta história iniciava-se no Sítio do Picapau Amarelo, onde Dona Benta narrava cada fato.
   Cada página lida, a curiosidade aumentava e as crianças estavam ansiosas para descobrir as cenas seguintes.
   Tiveram a oportunidade de descobrir o que significava  a palavra guilhotina e seu sentido naquele texto.

A turma do 3.º ano D, foi ao bosque do colégio, ler uma parte da história do Peter Pan e  contam o seguinte:
havia uma família inglesa formada por 5 pessoas: pai, mãe, dois meninos e uma menina, chamada Wendy. O quarto das crianças em Londres, na Inglaterra, é bem diferente, com pinturas nas paredes e todos os tipos de brinquedos. A babá das crianças, era a Nana, uma cachorra muito inteligente que cuidava, dava banho, separava as roupas e levava as crianças para cama em seu lombo. Quando a mãe chegou, foi até o quarto fez carinho nos filhos, apagou a luz e viu uma sombra estranha na rua, fechou a janela, como toda mãe cuidadosa e ...
 
Neste mesmo dia, fomos para a biblioteca conhecer um pouco da vida de Monteiro Lobato e assistir uns trechos do episódio do Sítio do Picapau Amarelo.3º ANO D.
 


15/03/2011 -  Hoje, nós do 3º C lemos mais alguns trechos do livro do Peter Pan.

 
  Após a leitura, o grupo resumiu neste texto a seguir as principais ideias desta primeira parte lida. Leia: 

  Dona Benta não conhecia a história de Peter Pan, então resolveu encomendar este livro em uma livraria de São Paulo. O livro estava em inglês e ela traduziu antes de contar aos seus netos.
Estavam todos ansiosos em conhecer a história e Dona Benta os reuniu em sua sala antes de começar a contar.
Wendy, Miguel e João Napoleão moravam em Londres e seus pais um dia resolveram sair e quem ficou cuidando das crianças foi Nana, a cachorrinha.
Antes de sair, a mãe foi ao quarto das crianças, leu uma história, deu beijinhos em cada um e prometeu levá-los ao zoológico, mas percebeu que havia uma sombra na janela e rapidamente a fechou
.
Como tarefa de casa as crianças recontaram esta parte para os pais e estes em seguida, registraram no caderno de língua portuguesa um comentário sobre o reconto de seus filhos.


AGORA É SÓ AGUARDAR A SEGUNDA PARTE!




14 de março iniciamos a leitura do livro. Observem como estão atentos a esta leitura. (3º ano A)





14 de março de 2011 – 3ºE Teatralidade
 





02 de março de 2011 - A turma do 3º F explorou o livro Peter Pan de Monteiro Lobato. Duas crianças voluntárias, quiseram contar um pouquinho o que acham que encontrarão na história do Peter Pan.
 





Dia 28 de fevereiro exploramos a capa do livro “Peter Pan” e juntos elaboramos o seguinte texto (3º ano A)

         Trabalhando com o livro “Peter Pan” de Monteiro Lobato observamos que a capa é bem colorida, que aparecem os personagens principais da história que iremos ler, que a textura dos personagens Peter Pan, Capitão Gancho e Sininho é diferente. Atrás do livro aparece a Dona Benta contando uma história para Narizinho e Pedrinho e também a textura é diferente.
         Dona Benta mora no Sítio do Picapau Amarelo e lá várias aventuras acontecem, uma delas é a do Peter Pan, um menino que não quer crescer. Ele vive na Terra do Nunca e seu maior inimigo é o Capitão Gancho.
Observem que desenho cheio de detalhes a aluna Vitória de Paula Brollo fez sobre a capa do livro “Peter Pan".

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger